“Só como salada e não emagreço!” “Cortei radicalmente nos hidratos e o meu peso não baixa.” – são inúmeras as vezes que ouço estes desabafos.

É muito comum, em dietas de emagrecimento realizadas por autogestão, as pessoas optarem por reduzir drasticamente os hidratos de carbono. Nestes casos, quem gosta de legumes e de hortaliça passa a preencher mais o prato com estes alimentos, para “compensar” a falta de batata, de arroz ou de massa. Utiliza então maiores quantidades de gordura para temperar essa maior quantidade de hortícolas. Ora, as gorduras são, de todos os nutrientes que nos fornecem calorias, os mais calóricos (importa saber que 1g de hidratos tem 4Kcal e 1g de gordura tem mais do dobro, 9Kcal), o que muitas vezes é desvalorizado ou esquecido por quem pratica planos de restrição alimentar. O princípio é sempre o mesmo: se ingerirmos mais do que gastamos, acabaremos por engordar.

Quanto às saladas, mesmo as que preparamos em casa, às vezes são compostas por uma tão grande variedade de alimentos, que acabam por nos fazer perder a noção de que comemos mais do que “uma simples e inofensiva salada” – que era limitada a alface, tomate, pimento, pepino, cebola… É importante deixar claro que nem todas as opções correspondem a saladas hipocalóricas.

O que temos, então, nos pratos da imagem?

Prato com arroz

80g peito frango grelhado
40g arroz cozido, simples
60g salada simples (folhas verdes, tomate e cenoura) temperada com 1 🥄 chá (4g) azeite

Prato sem arroz
80g peito frango grelhado
salada composta, com:
  140g abacate
  5g miolo noz
  60g milho cozido
  85g – folhas verdes, tomate e cenoura
temperada com 2 🥄🥄 sopa (24g) azeite

Conclusão: achamos que estamos a eliminar as principais fontes de hidratos de carbono (neste caso o arroz) mas juntamos milho à salada. Juntamos mais gordura para temperar uma salada maior. Muitas pessoas pensariam que o prato com arroz tem mais calorias, mas a diferença é clara e o mais calórico, neste caso, é o que é acompanhado “apenas” com salada!

Só emagrecemos se ingerirmos menos calorias do que gastamos. Faz mais sentido pensarmos o que comemos e fazermo-lo com equilíbrio e sem restrições que não fazem sentido. Concordam?

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment