O “lanche misto” é consumido, muitas vezes, como uma alternativa rápida numa refeição principal ou numa merenda

No Canal Nutrição com ❤️ do Jornal de Noticias preparámos três opções mais saudáveis, tanto para prato principal como para merendas, com mais ou menos as mesmas calorias do dito “lanche misto”.

Um lanche misto tem cerca de 287 kcal – no final de cada opção abaixo, encontram o seu valor calórico.

REFEIÇÃO PRINCIPAL – Creme de ervilhas com pataniscas de legumes

– 1/2 cebola
– 300g couve flor
– 1 chávena ervilhas

– Cozi os legumes em pedaços e transformei-os em puré (ajustando a consistência com água, se necessário).

– 1 cenoura ralada
– 1/2 cebola picada
– 70 couve flor ralada (ou outro legume, cortado finamente)
– 1 colher sopa sementes chia
– 3 colheres sopa farinha aveia
– 1 colher café de noz moscada

– Misturei todos os ingredientes numa taça.
– Reservei durante 15 minutos antes de cozinhar porções numa frigideira antiaderente, de ambos os lados. (Rende 3 ou 4 unidades)

Estas pataniscas + 150g de sopa têm aproximadamente 282kcal

MERENDA – com mesmas calorias poderia optar por:

– 1 iogurte natural (125g)
– 1 banana (100g)
– 10g miolo de amêndoa
(aproximadamente 225 kcal)

ou

– 1 fatia (46g) pão integral
– 1 fatia queijo (30g)
– 1/2 maçã
(aproximadamente 282 kcal)

Podem ver o vídeo completo no Canal – deixo o link: Três refeições com as mesmas calorias de um lanche misto (jn.pt)

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

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