Qual é a mulher que não o sente, pelo menos uma vez por mês? Vá lá, vamos assumir: a grande maioria de nós tem uma espécie de loucura por chocolate na fase pré-menstrual!

Então vamos lá, sem culpa com sabor! Permitamo-nos. Até porque se não o comermos no momento certo, acabaremos por andar desconsoladas, à procura de algo que nos encha as medidas e vamos petiscando aqui e ali… Tantas vezes acabamos por ter, no final, mais calorias do que se tivéssemos optado pelo nosso querido chocolatinho!

Independentemente de existir uma razão hormonal na origem dos desejos pré-menstruais (que aliás também são relatados por muitas mulheres após a menopausa), a riqueza do chocolate em triptofano e a libertação de hormonas associadas ao prazer (como a serotonina e dopamina) que acontecem após a sua ingestão – e que bela ingestão! – melhoram o stress e a irritabilidade. (E como precisamos desta ajudinha, não é meninas? Nessas alturas nem sempre é simples gerir o humor, ora estamos muito sensíveis e choramos, ora nos apetece levar tudo à frente… Ah pois… E façam o favor de nos compreender, que se não for por favor, vão lá com uns ataques de irritabilidade em que não nos responsabilizamos por umas almofadas a voar.)

Então, voltemos ao tema… O chocolate tem de facto interesse nutricional, sobretudo se escolhermos as opções com mais cacau. O seu conteúdo em polifenóis enriquece-o em poder antioxidante. Então, após fazermos a melhor escolha, pensemos na quantidade: um a dois quadrados e toca a tirá-lo do nosso campo de visão. E já agora, interessa saborear e não devorar, sim?

Eu sei que não é tarefa simples resistir a mais um quadradinho de Chocolates Jubileu!

Já agora, deixo mais um conselho: se ainda não o faz, será interessante começar a praticar exercício físico… Também potencia a liberação de dopamina, melhora o stress… Toca a compensar aquelas calorias extra que souberam tão bem. E assim guardamos apenas o prazer destes momentos! Concordam?

Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment