Antes falámos do coco e do abacate, por não estarem no grupo da fruta, na Roda dos Alimentos. Estas “excepções à Roda” são alimentos que têm características nutricionais bastante diferentes dos outros da mesma família biológica. Também as castanhas são excepção, ou seja, são um fruto, sim, mas um fruto amiláceo, ou seja, contêm essencialmente um hidrato de carbono complexo: o amido. Os outros frutos contêm um teor inferior de hidratos de carbono e estão, sobretudo, presentes sob a forma de açúcares simples, como a frutose e a glicose. Também encontramos amido, por exemplo, nos cereais, que pertencem ao grupo da Roda designado «Cereais e derivados, tubérculos». Assim, as castanhas enquadram-se neste grupo e não no grupo da fruta.

Agora vamos aos equivalentes!

– 76g (não vos digo quantas são porque depende muito do tamanho, sugiro que pesem para terem uma ideia) de castanhas tem tantos hidratos de carbono (30g) como 1 pão comum (de 56g)

– esta quantidade fornece 120kcal

– também podem usar numa refeição principal, em que as mesmas 76g de castanhas correspondem a 156g de batata, ou seja, 2 batatas médias (do tamanho de 1 ovo de galinha)

E agora, querem receitinhas com castanhas?

Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment