Sabem que as sementes de linhaça e de chia são das minhas eleitas… São das fontes mais interessantes de ómega 3 do mundo vegetal. E mais, têm maior quantidade destes do que de ómega 6, o que é uma vantagem a nível inflamatório. Podemos falar de benefícios na saúde cardiovascular, associada ao impacto positivo no colesterol, por exemplo. Temos ainda o efeito da sua fibra a nível da saúde intestinal. E se juntarmos estes nutrientes, gordura (sobretudo ómega 3), fibra e ainda as suas proteínas, percebemos o seu poder saciante.

O seu uso é cada vez mais comum e as receitas são mais que muitas. Ainda assim arrisco em dizer que vos vou surpreender com a MOUSSE e as BARRITAS de linhaça que hoje vos proponho.

O segredo para o sucesso destas receitas está nos melhores ingredientes Bio & Natural .
Há uma parte comum ambas, um GEL.

Gel de linhaça
5 colheres de sopa de sementes de linhaça
300ml água
q.b. água

Hidratei as sementes nos 300ml de água durante pelo menos 8horas.
Bati no liquidificador (durante 4 a 5 minutos) até obter um gel branco (se desejar pode ajustar a consistência juntando mais água; se quiser preparar leite de linhaça terá que adicionar ainda mais água).
Depois, transferi a mistura para um pano limpo (próprio para coar), espremi com as mãos e separei todo o gel da parte fibrosa, que também reservei.

MOUSSE DE MANGA (2 pessoas)
1 manga madura em pedaços
3 a 4 colheres de sopa de gel de linhaça
1 colher de café de curcuma
q.b. hortelã

Com uma varinha mágica transformei a manga em puré juntamente com o gel de linhaça e curcuma. Pode também triturar algumas folhas de hortelã (ou usar gengibre ralado, como opção).
Transferi para uma taça e levei ao frigorífico 3 horas antes de servir com algumas folhas de hortelã.
O gel que sobra pode ser guardado num frasco de vidro fechado no frigorífico até 5 dias. Pode ser usado noutras receitas ou em cosmética natural.

BARRITAS DE AVEIA E FIBRA (6 a 10 unidades)
1+1/2 chávenas de flocos de aveia
1/4 chávena de fibra de linhaça reservada
1/4 chávena de arandos e damascos secos picados
1/4 chávena pepitas de cacau
1 colher de sopa de coco ralado (usei tostado)
1/2 chávena manteiga de amendoim (ou de amêndoa ou avelã)
1 colher de chá de mel
q.b. gel de linhaça

Numa taça grande, envolvi todos os ingredientes excepto o gel de linhaça. Misturei bem e ajustei a consistência com gel de linhaça (a massa deve ficar bastante pegajosa).
Dispus num recipiente de forma retangular, forrado com papel vegetal e levei ao frigorífico por 3 horas antes de cortar.
A fibra de linhaça que sobrar pode ser congelada (2 meses) e utilizada noutras receitas.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment