Há alguns alimentos que não constam na Roda dos Alimentos, por terem características nutricionais que não permitem que se encaixem em nenhum dos seus grupos. Neste e em posts futuros abordarei  alguns.

O abacate e o coco, apesar de serem frutos, não estão na Roda dos Alimentos.

🥑 O abacate é uma fruta fresca, mas apresenta um teor de gordura e de proteína muito elevados, principalmente de gordura, nutriente esse que os restantes frutos apresentam em quantidades vestigiais.

🥥 Quanto ao coco, é considerado um produto com diversas utilidades, pois pode ser separado em várias partes (algumas comestíveis, outras não) com composições nutricionais bastante variadas: a água de coco é rica em açúcares, água, vitaminas e minerais, e a parte branca é sólida, bem mais seca e rica em gordura. Deste fruto ainda se produz o leite de coco, que é obtido através do processamento da parte branca do coco ralado com água quente, para extracção da gordura e dos compostos voláteis.

Assim percebemos que estes alimentos, apesar de serem biologicamente denominados frutos, não são nutricionalmente comparáveis aos restantes da Roda dos Alimentos.

Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment