Oláaaaaaaaa!
Que tal está o tempo por aí? Em Trás-os-Montes está nublado, mas nem isso nos impede de dar uns bons mergulhos na piscina!

Para o almoço preparei um PRATO VEGETARIANO PROTEICO: tofu ao alho com favas. Siiiiiiiiiiiiim, é claro que vos deixo a receita!

Ingredientes (2 pessoas)

250g tofu
350g favas
q.b. sumo de limão
q.b. tomilho bela-luz
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de azeite
1 cebola (grande)
4 dentes de alho (grandes)
1 colher de café de paprika
2 folhas de louro
1 colher de chá de vinagre
1 colher de sobremesa de farinha espelta
q.b. salsa

Comecei por cortar o tofu em fatias e temperá-lo com sumo de limão e tomilho (reservei pelo menos 20 minutos).
Programei o forno a 180 graus.
Num tabuleiro coloquei metade da cebola cortada em meias luas. Por cima, dispus as fatias de tofu e dois dentes de alho laminados. Reguei com uma colher de sopa de azeite e levei ao forno, onde cozinhou cerca de 40 minutos.
Entretanto, lavei as favas e cortei-as em pedaços.
Coloquei uma colher de sobremesa de azeite num tacho com dois dentes de alho e metade da cebola picados. Adicionei as folhas de luro, a paprika e, logo que a cebola ficou translúcida, envolvi as favas. deixei cozinhar em lume brando, adicionando muito pouca água sempre que necessário. Quando estavam quase prontas, removi o louro e misturei o vinagre, a farinha e salsa picada. Cozinhou mais um ou dois minutos.

Estava meeeeeeeeeeesmo bom! E em dia de exercício, é bom ter pratos assim, com tempo suficiente para fazer a digestão.
Já estou a pensar nos lanches…

E vocês?

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment