Calma. Não me julguem… Sei que estou a publicar bolos 2 dias seguidos, mas há um motivo muito forte: ontem foi O DIA DO CHOCOLATE e não o comemorei. Ora vocês sabem o quanto eu adoooooooooro chocolate e é por isso que hoje eu e a minha Kiki não resistimos a estes QUEQUES de Chocolate Jubileu , claro!

Ingredientes (8 unidades)

2 chávenas de feijão branco cozido

1/2 chávena da água de cozer o feijão

1/2 chávena de farinha de aveia

1/2 colher de sopa de fermento

q.b. stevia (opcional)

1/4 chávena de azeite

2/3 chávena de chocolate Jubileu + 70% cacau picado

1 chávena de caju

1/4 chávena óleo de coco

1/4 chávena água

1/2 laranja (raspa)


Programei o forno a 180 graus.

Comecei por cobrir os cajus com água quente, reservei por pelo menos 3 horas (ou até arrefecer totalmente). Depois escorri e reservei. Derreti o chocolate no micro-ondas. Num liquidificador coloquei o feijão, a água de o cozer e o azeite. Bati bem, misturei o chocolate derretido e provei (eu não usei stevia, mas pode adoçar neste momento). Envolvi a farinha e o fermento e distribuí a massa por formas de queques de silicone.

Cozinharam cerca de 35 minutos. Deixei arrefecer e desinformei.

Coloquei os cajus (já escorridos) num processador juntamente com o óleo de coco, a mesma quantidade de água e a raspa de laranja. Processei até obter um creme macio que adocei com stevia a gosto. Coloquei no frigorífico durante 2 horas.Transferi o creme de caju para um saco de pasteleiro e cobri os queques com ele. Polvilhei ainda com cacau em pó, pepitas de cacau e raspas de laranja.

Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment