A proteína é um nutriente constituído por uma sequência (mais ou menos longa) de aminoácidos, alguns dos quais podem ser produzidos pelo nosso organismo, outros (chamados “essenciais”) temos que obter através dos alimentos.

O aminoácido que existe em menor quantidade (ou que não existe) numa proteína, vai limitar a capacidade de o organismo aproveitar os restantes aminoácidos.

A proteína é importante não só para os nossos músculos, mas também para o nosso sistema imunitário, para o transporte de substâncias no sangue, para a estrutura das nossas células e tecidos e para (em última análise) a produção de energia.

A proteína é um dos nutrientes considerados essenciais na nossa alimentação: ou porque praticamos desporto e precisamos dela para a síntese e recuperação muscular, ou porque, com o envelhecimento, este nutriente se reveste de maior importância dada a perda natural de massa muscular.

E onde encontramos proteína? Há várias fontes, tanto de origem animal como de origem vegetal. Entre os alimentos de origem animal destacam-se a carne, pescado e ovos e também os lacticínios. Acerca dos de origem vegetal, viramos as nossas atenções principalmente para as leguminosas como a soja, o feijão, o grão, lentilhas e a ervilha, mas também os cereais integrais e pseudocereais (quinoa, amaranto e trigo sarraceno), os frutos oleaginosos (nozes e amendoins p.e.) e as sementes.

A quantidade média de proteína de que precisamos é 0,8-1,0g/kg peso, ou seja, cerca de 60-70g/dia.
Estima-se que consumamos maior quantidade do que necessitamos.

O excesso de proteína não faz mal, a não ser que o rim não esteja a funcionar bem. O seu excesso é excretado.

 

Podem assistir no meu Instagram: https://www.instagram.com/reel/Cwj_LQttPao/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

 

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment