Perguntam-me muitas vezes se como hidratos de carbono ao jantar. Sim, como. Procuro distribuí-los ao longo do meu dia, fazendo as melhores escolhas (escolho os complexos e procuro evitar os açúcares simples). Só desta forma consigo evitar – e não é sempre! – os episódios de algum descontrolo nocturno. Sim, mesmo depois de deitar a cabeça na almofada fico a pensar em tudo o que tenho na despensa e no frigorífico, porque tantas vezes tenho vontade de comer doce e depois salgado e depois de voltar ao início. De facto dividir o meu dia alimentar em 6 refeições ajuda-me a gerir a vontade de comer.

Agora vamos ao propósito deste post, partilhar convosco o meu jantar, que hoje é VEGAN.

Ingredientes (1 pessoa)

1 colher 🥄 de farinha de arroz

1/2 🥄 de sopa de linhaça triturada

 1+1/2 🥄 de sopa de água

60g massa integral

 1/2 chávena de lentilhas cozidas

1/4 chávena curgete ralada

 1 tomate

1/2 cebola

 1 dente de alho

1 🥄 de sobremesa de azeite

 1 🥄 de sobremesa de polpa de tomate

q.b. orégãos

 q.b. salsa

q.b. cenoura ralada

 q.b. azeitonas pretas

Programei o forno a 190°.
Numa taça coloquei a linhaça e a água e deixei repousar 10 minutos.
Num processador coloquei as lentilhas (reservei 1 🥄 de sopa), 1/4 da cebola em pedaços, a curgete, a linhaça hidratada e processei até obter uma massa que transferi para uma taça. Envolvi a farinha de arroz (se a massa estiver muito húmida, pode juntar um pouco mais de farinha), as lentilhas e moldei as almôndegas que levei ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal, cerca de 25 minutos.
Entretanto cozi a massa em água abundante e escorri.
Num tacho deitei o azeite, o alho e a restante cebola picados. Levei ao lume e adicionei o tomate picado e a polpa de tomate. Deixei cozinhar em lume brando, adicionando água quente aos poucos sempre que necessário. Depois de pronto passei com a varinha mágica, temperei com orégãos e envolvi a massa cozida.
Servi a massa com as almôndegas polvilhadas com salsa picada, cenoura ralada e azeitonas.

E que tal, vão experimentar? 

.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment