Manteiga: rica em colesterol e gordura saturada – ligação com doenças cardiovasculares.

Margarina (cremes vegetais, as versões para barrar): gorduras mono e sobretudo polinsaturadas (algumas com “ómega 3”) e não esquecendo as que contêm esteróis que “reduzem activamente o colesterol”, em algumas específicas (com efeitos muito moderados e apenas nos níveis de colesterol sanguíneo). Não têm colesterol.

Mas há mais do que apenas gordura em ambos:
– a quantidade de ácido fólico e de vitamina B12 é superior na manteiga, assim como em selénio e em zinco
– já a margarina tem maior quantidade das vitaminas A, E e K e também de cálcio e potássio

Em geral, o ideal:

Na verdade não há ideal, ambas têm vantagens e desvantagens.

O que aconselho?

– optar por creme vegetal, idealmente magro ou light e melhor ainda com esteróis vegetais é interessante
– o consumo moderado de manteiga é permitido, enquadrado num estilo de vida saudável, sobretudo para aqueles que têm níveis de colesterol elevados

Como gordura, no “variar está o ganho”, embora a os cremes vegetais (margarina) tenham uma composição mais equilibrada a este nível.

Cuidado: opte pelas que não contém gordura hidrogenada na sua composição.

 

Sugiro que vejam o vídeo completo no Canal Nutrição com Coração do Jornal de Notícias:  Manteiga ou margarina? A nutricionista Ana Bravo esclarece (jn.pt)

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment