A alimentação pode ajudar nas dores menstruais?

Eventualmente pode, modelando os níveis de estrogénios.

Na mulher, a quantidade de estrogénio em circulação vai mudando ao longo do mês, em resposta à LH e à FSH, que são produzidas não só pelos ovários, mas também pelo tecido adiposo e pelas glândulas suprarrenais.

Quando maior for a quantidade de gordura corporal, mais elevados serão os níveis de estrogénios.

Também o cortisol (associado ao stress) tem o seu papel na síntese de progesterona (que contrabalança o efeito dos estrogénios), modelando os níveis médios de estrogénio circulante.

Em resumo, ter uma proporção adequada de gordura corporal e níveis controlados de stress diários são 2 bons princípios para manter níveis de estrogénio adequados..

Quanto à alimentação propriamente dita, há 2 aspectos a considerar:

1- Deve privilegiar-se uma alimentação que exija pouco “trabalho do fígado”, ou seja, rica em hortofrutícolas e reduzida em açúcares e gordura – permite níveis baixos de estrogénios, uma vez que a riqueza em fibra ajuda a “sequestrar” uma boa parte dos estrogénios que foram enviados pelo fígado para o intestino, eliminando-os.

Quanto melhor funcionar este circuito (comunicação) entre o fígado e o intestino, melhor será a regulação dos estrogénios.

Os produtos de origem animal não contêm fibra, pelo que, se a mulher baseia a sua alimentação nestes produtos, provavelmente não vai conseguir atingir as quantidades diárias recomendadas de fibra e pode até desequilibrar o tão importante funcionamento da microbiota intestinal.

2- A inclusão de fitoestrogénios na alimentação diária mimetiza os efeitos do estrogénio orgânico, pelo que o organismo produzirá menos.

Entre estes compostos destacam-se os linhanos  – presentes nos grãos, legumes e hortaliças e algumas sementes como a de linhaça – e as isoflavonas – presentes na soja.

Uma nota importante: os efeitos das isoflavonas (soja) não são iguais para todas as pessoas, pelo que não se deve apostar unicamente neste alimento como forma de chegar ao objectivo de controlar os níveis de estrogénios.

Consulte o seu médico e o seu nutricionista.

Pode ver no meu Instagram:

https://www.instagram.com/reel/Cu7uWMmNn04/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

 

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment