Os queijos cottage e quark são muito semelhantes ao queijo fresco, principalmente em termos de textura e consistência.

O cottage apresenta uma consistência mais granulosa devido à coalhada, enquanto o quark tem uma textura mais macia e homogénea, fácil de comer à colher.

Ambos podem ser adicionados em variadas receitas, desde sobremesas a pratos principais. A sua versatilidade de utilização é uma das características que faz com que cada vez sejam mais consumidos.

A forma como se obtêm estes queijos “frescos” é diferente, o que inevitavelmente resulta numa composição nutricional diferente.

Enquanto o cottage é derivado apenas da mistura de leite aquecido, sumo de limão e uma fonte de sal, o quark é composto por leite, fermento lácteo e coalho (e possivelmente natas).

Nutricionalmente, o quark tende a ser mais rico em proteínas e cálcio, mais baixo em gordura, e mais baixo em sal e açúcar do que o cottage, e ainda apresenta a vantagem de conter probióticos naturais na sua composição.

Obviamente que sendo o mercado destes alimentos mais um em crescente expansão, ambos os queijos têm as suas variantes “magro”, e “com reduzido teor de sódio”, o que significa muitas vezes que estas diferenças nutricionais não são tão notórias assim.

Entre ambos há, sim, diferenças nutricionais, assim como de consistência e palatabilidade.

O ideal? Como quase sempre: variar.

Contem… De qual gostam mais?

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment