O prometido é devido. Deixo-vos a minha proposta de jantar vegetariano para a noite de hoje: caldo à Nutrição com Coração (caldo verde com “topping” de cubinhos de nabo e/ou grão-de-bico) servido com fatias de broa com tofu e pimentos.

O que acham? É uma sugestão Bio & Natural do EL Corte Ingles.

Ingredientes (2 pessoas)

1/2 couve flor

1/2 curgete

2 cebolas

3/4 pimento vermelho

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de grão-de-bico cozido

1/2 nabo

2 chávenas couve galega cegada

q.b. águaq.b. piri-piri (opcional)

1 folha de louro

1 colher de café de curcuma

1 colher de sopa de azeite

q.b. azeite

2 fatias de broa de milho

4 fatias de tofu


Lavei os legumes e coloquei num tacho a couve flor, a curgete e meia cebola, em pedaços. Cobri com água e levei ao lume até os legumes cozinharem. Passei com a varinha mágica e envolvi a curcuma.

Cortei o pimento em pedaços, a restante cebola (uma e meia) em meias luas e um dente de alho em rodelas finas. Coloquei todos num wok com uma colher de sopa de azeite, uma folha de louro e piri-piri a gosto. Deixei cozinhar até a cebola ficar mole e ganhar cor. Adicionei o tofu e deixei cozinhar mais 10 minutos (virando algumas vezes). Rejeitei a folha de louro e servi por cima da broa.

Descasquei e cortei o nabo em cubos pequenos que cozi a vapor (aproveitando a panela onde cozinhavam os legumes do caldo). Depois tostei-os numa frigideira antiaderente para que ganhassem cor e ficassem crocantes. Servi o caldo com os croutons de nabo, azeite com alho picado, a broa com o tofu de cebolada, grão-de-bico e couve galega cozidos.

Assim, cada um coloca os toppings que mais gosta!

Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment