Com broa, grelos e alho o bacalhau Riberalves fica sempre um pitéu. Há lá prato mais português? E com grão-de-bico? Quem não gosta? Com batatas… Toooodos gostamos. O bacalhau é tão nosso e tão versátil. Neste prato juntamos mais fontes de hidratos de carbono, é certo, mas se seguirem as quantidades terão o que necessitam numa refeição principal. Agora vamos dar-lhe um toque da nossa Cozinha com Coração: cenoura, cebola, salsa e noz moscada. Ah, e azeite, claro!

Aproveitem estes dias para testar novas receitas!

Ingredientes (1 pessoa)

1/2 lombo de bacalhau Riberalves

2 colheres de sobremesa de azeite

2 dentes de alho

1/2 cebola (pequena)

3 colheres de sopa de grão de bico cozido

1 chávena de grelos cozidos (bem escorridos)

2 colheres de sopa de broa esmigalhada

1 colher de sopa de salsa picada

1 batata

1 cenoura

q.b. noz moscada

Preparação
Descongelei o bacalhau. Retirei pele e espinhas e lasquei-o. Cozi a batata e a cenoura (depois de lavadas, descascadas e cortadas em pedaços). Escorri, temperei com noz moscada e transformei em puré. Coloquei uma colher de sobremesa num tacho com um dente de alho picado, a cebola picada e o bacalhau. Assim que o bacalhau cozinhou envolvi os grelos e o grão. Numa frigideira coloquei o restante azeite com o outro dente de alho picado e a broa. Deixei cozinhar até dourar, sempre em lume brando. Servi o puré com o bacalhau e com a broa polvilhado com salsa picada.

Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment