Olá caras lindas!
De regresso, preenchida por dentro e muito inspirada, partilho convosco o primeiro vídeo de “As Dicas da Bravo”. Será o primeiro se uma série de dicas de COSMÉTICA NATURAL, preparada com alimentos bons.
Tenhamos em atenção que o efeito de qualquer um destes alimentos na pele ou no cabelo não é o mesmo que o da sua ingestão. Quando comemos os efeitos dos nutrientes actuam de dentro para fora. Ou seja, colocar por exemplo abacate no cabelo ou azeite na pele não tem o mesmo efeito que ingerir estes alimentos, naturalmente.
Começo por vos apresentar um exemplo simples de máscara para o cabelo, preparada com abacate, óleo de amêndoas doces, “leite” de coco espesso e mel.
Já agora falemos um pouco de cada um dos alimentos que usámos, focando agora alguns dos efeitos da sua ingestão:
– Abacate.
Focando a sua gordura, tem essencialmente monoinsaturada, tal como o azeite. Esta é a mais bem tolerada pelo organismo e a sua ingestão está associada à redução dos níveis de LDL (“mau colesterol”) e à manutenção da integridade celular.
– Amêndoas
Também são ricas em gordura, também sobretudo monoinsaturada, contendo ainda ómega 6 e muito pouco ómega 3. Mas não fica por aqui, quando falamos da sua ingestão, tenhamos em consideração o seu teor em vitamina E se escolhermos a sua versão com pele teremos um quantidade interessante de fibra e antioxidantes.
– “Leite” de coco
Sabemos que este fruto contém gordura e aqui funciona em junção com as anteriores fontes da mesma, acrescentando maior variedade de vitaminas e minerais.
– Mel
Muito se fala das suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias e são vários os cosméticos naturais que o contêm.
Se falarmos do mel como alimento, lembremos que é essencialmente uma mistura de água e açúcar, contendo vitaminas, minerais e antioxidantes específicos. Difere do açúcar de cana também pelo tipo de açúcar, mais rico em frutose e logo com um impacto na glicemia diferente. É preferível ao açúcar, mas ainda assim deve ser usado com conta, peso e medida. Os seus antioxidantes (polifenóis) estão mais concentrados nas versões mais escuras e vão diminuindo com o tempo de conservação.
Boas preparações de beleza!

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment