Bom dia, meus Amores! Os pequenos-almoços com sementes de chia encantam-me, gosto da sua textura e de saber que nelas encontro um perfil de gordura que o meu corpo agradece. Devemos mimar-nos com bons sabores e comida que faz bem, certo?
Voltemos à gordura: todas as sementes são ricas em gorduras essenciais, que o nosso organismo não consegue produzir. Assim, contêm no geral ómega 3 e 6 mas este último está presente em quantidades bastante superiores nas sementes de girassol e abóbora. Ora nós ingerimos naturalmente, no nosso dia-a-dia, mais ómega 6 do que ómega 3, o que pode desencadear um meio inflamatório no organismo e propiciar algum tipo de patologias. Pois as únicas sementes que contêm mais ómega 3 do que ómega 6 são as de linhaça (em maior quantidade) e logo depois as de chia. Por este motivo, por conterem cálcio e também porque a sua fibra regula o meu trânsito intestinal, gosto destas amigas do meu corpo.
Atenção a três questões: devemos hidratar bem as sementes  de chia, previamente em água se as usarmos numa receita para “substituir” os ovos por exemplo ou no próprio líquido que usarmos para o preparado, por exemplo bebida vegetal numa merenda ou pequeno-almoço. Para esta última opção, com aveia e fruta, por exemplo, fica delicioso, completo e equilibrado. Podem usar também com iogurte, basta misturar uns minutos antes de comer. (Também podem triturá-las antes.) O segundo ponto: quem tem doenças inflamatórias intestinais deve evitar a ingestão deste tipo de alimentos ou fazê-lo apenas com indicação de um profissional de saúde habilitado. Por último, cuidado com as quantidades que usam, estes alimentos têm um valor calórico elevado.
Deixo-vos o link para algumas receitas com chia!
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment