Como sabe, a proteína é essencial — entre muitas funções vitais, é de destacar a sua função plástica, estrutural. Neste contexto, os alimentos de origem animal habitualmente são mais ricos em proteína completa.
No que respeita à carne, deve dar preferência à de aves, mas também aconselho a de vitela, desde que escolha sempre as zonas com menos gordura e ingira não mais que duas vezes por semana. O fiambre é um produto processado, dispensável, que incluo apenas para dar mais uma opção nas merendas. Deverá ser de frango ou de peru, idealmente com baixo teor de sal e de gordura.
Quanto ao peixe, tanto pode incluir os gordos como os magros na sua dieta, tendo sempre o cuidado de retirar todas as peles e gorduras visíveis e, sobretudo, estando atento à sua confecção. O atum de conserva é uma opção viável, mas deve ser preferencialmente conservado em água; se utilizar a versão em azeite, escorra-o muito bem.
Se optar pelos ovos como fonte de proteína na refeição principal, poderá comer, por dia, duas a três claras mas, idealmente, apenas uma gema. Se preferir os ovos de codorniz, poderá comer dois.
O marisco constitui também uma opção viável.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment