E quando temos vontade de comer batatas fritas ou batatas bravas mas queremos evitar os fritos, estas BATATAS AIOLI preparadas no forno fazem um brilharete!

Podem encontrar todos os ingredientes AQUI.

– E as batatas fritas, há volta a dar? –
As batatas fritas têm um elevado nível de gorduras prejudiciais, embora haja agora disponíveis algumas variedades menos más. A melhor opção continua a ser fritar em casa, onde se pode controlar o tempo de fritura, o tipo de gordura utilizada bem como a temperatura a que a fritura chega. Melhor ainda, será dispensar os fritos e garanto que quase tudo o que é frito pode ser confecionado de outra forma igualmente saborosa, nomeadamente as batatas, assando-as sobre papel vegetal. E se gosta mesmo muito, deixe-as para as exceções. Há sempre solução, não só para as batatas fritas.

Ingredientes (4 pessoas)
500g batatas
1 colher de sopa de azeite
q.b. tomilhi
1 colher de chá de paprika
1 dente de alho (grande, ou 2 pequenos)
125 ml azeite
q.b. sumo de limão
q.b. pimenta de caiena (opcional)
Preparação
Lavei bem as batatas e cozi-as inteiras, com a casca durante cerca de 15 minutos.
Programei o forno nos 190 graus.
Cortei as batatas em gomos e, utilizei uma taça para envolve-las com o azeite, o tomilho e a paprika. Dispus num tabuleiro forrado com papel vegetal e levei ao forno cerca de 20 minutos (ou até ficarem a gosto).
Entretanto, utilizei um almofariz para esmagar o alho. Comecei a adicionar o azeite gota a gota, de modo a obter logo uma consistência mais cremosa. Depois de envolver todo o azeite, temperei com sumo de limão e pimenta de caiena a gosto.
Pode guardar no frio.
Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment