Muitas vezes na minha consulta, aconselho a toma de pré e/ou probióticos… A razão? A existência de queixas frequentes no que se refere a sintomas relacionados com o funcionamento intestinal (saiba mais sobre este tema).
Os prebióticos são substâncias que servem de “alimento” às bactérias benéficas que habitam no nosso intestino. Os probióticos são produtos constituídos por essas bactérias benéficas, e que ajudam a restabelecer a flora intestinal (microbiota) quando ela está desequilibrada, ou seja, colonizada por bactérias não benéficas. A má alimentação (excesso de açúcar, gordura saturada e bebidas alcoólicas e a falta de fibras alimentares), a falta de exercício físico e o stress fazem com que a microbiota cresça de forma desequilibrada. Mas esta flora intestinal começa a ser formada desde muito cedo na vida. De facto, é desde o nascimento, o parto em si, o primeiro fator influenciador da sua constituição, logo de seguido do aleitamento materno. Daí a importância de, se possível, o parto ser pelo método natural e o aleitamento ser o mais prolongado possível, ou seja, até aos 6 meses.
As consequências de uma microbiota não saudável, no entanto, não se limitam ao funcionamento do intestino. Sabe-se agora que influenciam também a probabilidade de se desenvolver diabetes tipo 2, obesidade e problemas respiratórios, entre outros. Para uma ótima preservação da boa microbiota intestinal, além de evitar alimentos que possam causar alguma intolerância, alergia ou desregulação da sua constituição, devemos adotar bons hábitos alimentares como a ingestão de fibra (através da fruta, hortícolas, alimentos integrais, sementes e frutos oleaginosos) e água e comer de forma calma, em ambiente agradável e sossegado.
A propósito deste tema vi hoje a notícia que podem consultar na íntegra aqui.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment