Manutenção do Equilíbrio Intestinal

Muitas são as pessoas que sofrem de “perturbações” intestinais. Não falo apenas de prisão de ventre, mas também de casos de fezes duras, ou de dejecções líquidas frequentes, ou de excesso de flatulência…

A obstipação promove a tão indesejável acumulação de toxinas no corpo; ora, o que nós pretendemos é livrar-nos delas, para termos mais saúde!

Nos casos de dejecções líquidas, o equilíbrio intestinal também é abalado.

O excesso de flatulência pode dever-se a alguns factores, entre eles a ingestão de alimentos aos quais temos maior intolerância. Link para Intolerâncias alimentares

A disbiose (desequilíbrio da flora intestinal) tornou-se um quadro comum, devido ao uso indiscriminado de antibióticos, de anti-inflamatórios, de anticoncepcionais, de exposição a agentes alergénicos, de stress, entre outros. Na disbiose, a flora patogénica sobrepõe-se à flora benéfica, aumentando a absorção de macromoléculas pelo intestino, incluindo algumas com efeito negativo na nossa saúde, causadoras de uma inflamação silenciosa, que acelera o nosso envelhecimento.

Vamos cuidar do nosso intestino!

Como?

Com uma correcta ingestão de fibra.
É tão simples, basta variar os hortofruticolas, ingerir cereais integrais, leguminosas, também frutos oleaginosos – sempre que possível com pele – é porque não sementes – com conta, peso e medida, claro!

Usando probioticos.
Há fórmulas comercializadas sob a forma de suplementos, mas os iogurtes e leites fermentados são uma excelente opção para o dia-a-dia.

Identificando as intolerâncias alimentares individuais link para “Outras intolerâncias”
Comendo calmamente e evitando o stress- há excelentes técnicas de relaxamento!
Educando o intestino, para criar regras e horários de funcionamento

Curiosidades e dicas:

Sabia que se cozer as leguminosas com alga kombu, melhorará a sua digestibilidade e sentirá menor distensão abdominal?

A canela tem uma boa quantidade de fibra. Use-a em iogurtes, na fruta, nos queijos fresco e requeijão e até na gelatina.