Para facilitar a vida aos pais, o Canal Nutrição com Coração do Jornal de Notícias, explica como preparar marmitas para as crianças, apenas com refeições frias.

Tire notas para organizar o regresso às aulas na cozinha.

1 – Massa com atum e legumes
atum ao natural
massa colorida
mistura de legumes (usamos curgete, tomate e espinafres – ou outros que a criança goste)
1 colher de sobremesa de azeite

Cozi a massa de acordo com as indicações da embalagem.
Num wok aqueci o azeite juntamente com os legumes e deixei cozinhar até ficarem a gosto (pode adicionar água quente aos poucos de for necessário; se a criança apreciar adicione cebola/alho/ervas aromáticas…)
Escorri bem o atum.
Depois de arrefecer, coloquei na marmita.
Nota: se a criança rejeitar os legumes, pode transformá-los em puré e colocá-los num recipiente de ir ao forno por cima da massa com o atum, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno até o queijo derreter. Depois, deixa-se arrefecer e come-se frio.

2- Arroz com feijão e legumes
arroz
feijão frade cozido
legumes salteados a gosto (usei feijão, verde, cenoura e chuchu – ou outros que a criança goste)
1 colher de sobremesa de azeite

Cozi o arroz num tacho com o dobro de caldo de legumes e salsa picada.
Num tacho cozinhei os legumes com o azeite até ficarem a gosto (pode adicionar água quente aos poucos, se for necessário; se a criança gostar junte alho, cebola e/ou ervas aromáticas).
Escorri o feijão (ou pode cozê-lo em casa, depois de demolhar, se preferir comprar seco).
Nota: em alternativa, pode preparar almôndegas ou hambúrgueres utilizando o feijão e os legumes processados e servi-los frios, com o arroz.

Obs: as quantidades a usar vão depender da idade da criança, por isso não colocamos. Usar a imaginação é fundamental, de forma a tornar as marmitas mais bonitas.

Pode ver o vídeo completo aqui: Refeições frias para as marmitas das crianças (jn.pt)

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment