Bom dia! 

Vamos falar de PROBIÓTICOS?

As bactérias fazem parte da nossa microbiota, o conjunto de organismos que se distribui pelo nosso corpo, sobretudo no intestino – aquela a que costumamos chamar “flora intestinal”. De facto as bactérias presentes no intestino desempenham funções metabólicas muito importantes, como produção de vitaminas do complexo B e vitamina K e ainda de  ácidos gordos de cadeia curta – estes servem de alimento às células da parede do intestino.  Além disso interagem com o sistema imunitário.

São mesmo importantes!

Muitas vezes, sobretudo na consulta, perguntam-me qual q diferença entre probiótico e probiótico. Passo a explicar: prebióticos são substâncias que servem de alimento às bactérias do nosso intestino, probióticos são produtos constituídos por bactérias benéficas, que ajudam a restabelecer o equilíbrio da flora intestinal. Este equilíbrio pode ser afectado por vários factores, entre eles a má alimentação, o stress, a toma de antibióticos, anti-inflamatórios…

Se acharem bem, posso dedicar um post apenas aos prebióticos, este é sobre PROBIÓTICOS.

Nos próximos dias falarei mais sobre eles, por enquanto podem saber mais vendo o vídeo completo no Canal Nutrição com Coração do Jornal de Notícias – deixo o link:

https://www.jn.pt/artes/especial/videos/probioticos-as-bacterias-boas-que-fortalecem-o-sistema-imunitario-13046413.html

Deixem as vossas dúvidas e tenham um dia muito feliz! Fiquem em casa e aproveitem para cuidar do vosso coração. 

Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment