Com a tempestade Dora a andar por aí, tenho uma sugestão quentinha e fofa para vos propor.

Deixo a receita hoje para poderem tratar de ter todos os ingredientes amanhã e assim têm sucesso garantido à mesa no feriado!

————- Fofos de bacalhau ————-

Ingredientes (2 unidades)

– 120g lombo bacalhau Riberalves (limpo, sem pele e espinhas)
– 180g brócolos cozidos
– 1 clara de ovo
– 125ml leite
– 1+1/2 🥄 de sopa de farinha de arroz
– 1 🥄 de sopa de azeite
– 1 dente de alho
– 1/2 cebola
– q.b. noz moscada
– q.b. salsa picada

E como se prepara?

Descongela-se o bacalhau, limpa-se e desfia-se.
Coloca-se o azeite num tacho com a cebola e o alho picados. Assim que a cebola fica translúcida, junta-se o bacalhau e os brócolos. Tempera-se com noz moscada.
Depois do bacalhau estar cozinhado, mexer bem com uma colher de pau, de modo a que o bacalhau e os brócolos fiquem bem desfeitos. Então envolve-se a farinha, seguida do leite, que se adiciona aos poucos, mexendo bem. Depois de ferver, mistura-se salsa picada e deixa-se arrefecer.
Programa-se o forno a 185 graus.
Untam-se dois ramequins com azeite e farinha.
Bate-se a clara em castelo e envolve-se cuidadosamente no preparado anterior. Distribui-se a massa pelas taças e leva-se ao forno cerca de 35 minutos. Deve servir-se de imediato.

O que acham? Vão experimentar?

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment