Sou louca por chocolate. Prometo continuar a saborear (um quadradinho)…

Fiquei boquiaberta com esta notícia a que tive acesso através do jornal britânico Daily Mail: inalar chocolate é o novo vício em bares e discotecas.

Há alguns pressupostos para este novo uso do chocolate, segundo percebi: tem que ser 100% puro, pode ser ingerido em forma de bebida, comprimido ou pó e para este último já há um equipamento próprio (na imagem). No fundo, este aparelho – “chocolate shooter” – permite “snifar” linhas de cacau, que é catapultado por duas pequenas colheres, directamente para as narinas.

A verdade é que está a ter tanto sucesso, que desde que o seu uso se iniciou, em Berlim, tem vindo a alastrar-se pelo resto da Europa e o dito chocolate shooter já é exportado para a Rússia, Índia, Canadá, Austrália e Estados Unidos e até há festas temáticas apenas dedicadas ao chocolate.

O que se procura é, em primeiro lugar, a produção exponencial de endorfinas no sistema sanguíneo e também o efeito do magnésio, presente em quantidades interessantes no chocolate, que actua como relaxante muscular.

Se antes se dançava durante longas horas sob o efeito de drogas, agora procura-se esse efeito num alimento… Naturalmente, como substituição, pode ser uma vantagem. Por outro lado, não pensemos que, por ser um “produto natural”, um “alimento”, podemos estar à vontade e aproveitar os seus efeitos. Provavelmente serão usadas quantidades elevadas de chocolate e ainda por cima, se inalado, perdemos o valor sensorial do chocolate, uma das suas grandes riquezas.

 

Saiba mais neste vídeo.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

1 Comment

Write A Comment