Hoje falo-vos de contaminação alimentar, nomeadamente de um contaminante específico: a acrilamida.
O que é? Deixo-vos a descrição de Luísa Ramos Bordajandi, farmacêutica da EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos): “A acrilamida é formada a partir de açúcares e aminoácidos, principalmente um chamado asparagina, que estão naturalmente presentes em muitos alimentos. E embora seja praticamente impossível eliminar a acrilamida dos alimentos amiláceos cozinhados, é possível reduzir as quantidades nos alimentos através de uma cozedura mais cuidadosa e variada.”
Além dos cuidados caseiros que vos sugiro no vídeo, deixo alguns produtos alimentares que podem conter acrilamida:
– feitos de cereais, tais como cereais de pequeno-almoço, bolachas, torradas e café
– produtos de batata e/ou batata doce como batatas fritas.
Vamos ter cuidados na cozinha e fazer boas escolhas!
Este é um conselho da EFSA e da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) no âmbito da campanha #EUChooseSafeFood, potenciando a literacia alimentar e a consciencialização da confiança na Ciência que existe por detrás de uma alimentação segura.
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment