O stress é uma energia incrível que permite uma resposta rápida para situações de emergência mas a exposição contínua a níveis elevados de stress provoca-nos um desgaste físico e emocional.

Para muitos de nós a compensação encontra-se na comida. Passamos a comer mais e tendencialmente mais gorduras e açúcares pois geram uma sensação de prazer imediato, o que conduz inevitavelmente a problemas de saúde, como o excesso de peso.

Ter consciência deste processo é apenas o primeiro passo para resolver ou atenuar o problema.

O stresss contínuo representa um estímulo excessivo do sistema nervoso autónomo simpático e para o compensar, cada um terá que encontrar alguma atividade que estimule o seu contrapeso, o sistema nervoso parassimpático. As técnicas de relaxamento são uma ótima opção.

Experimente dedicar 10 minutos do seu dia a concentrar-se na respiração que deverá ser totalmente nasal, lenta e profunda. Escolha um lugar onde possa estar descontraído e respire movimentando apenas o abdómen: a cada inspiração expanda-o e a cada expiração permita que se contraia sem esforço.

Estabeleça um ritmo lento e confortável e repita-o ciclicamente durante 10 minutos. Por exemplo, experimente inspirar contando até 4 e expirar contando até 6, sentindo que toda a tensão do corpo se dissolve. Para conseguir descontrair é importante que o tempo da expiração seja superior ao da inspiração. Desta forma vai desacelerar o batimento cardíaco e relaxar a musculatura. Se, no decorrer do exercício sentir que pode prolongar estes tempos, faça-o sem comprometer o conforto da respiração, tornando-a cada vez mais lenta e mais suave.

Pratique 10 minutos por dia e sinta o impacto positivo na gestão do stress. Permita que o seu organismo recupere, diminua o desgaste físico e emocional e aumente a sua qualidade de vida e bem estar, tornando a sua alimentação mais consciente e adequada às suas reais necessidades.

Pedro Mar

Formador do DeRose Method

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment