Há alimentos saudáveis que vão manchando os dentes… Não faz sentido deixar de os comer, mas interessa conhecê-los, assim como os que, nesse sentido, ajudam.

Então, o que devemos fazer?

Pedi ajuda nesta questão a um médico dentista que muito admiro. Eis as suas respostas:

 

“Para mostrar um belo sorriso é necessário manter os dentes saudáveis e brancos.
Há circunstâncias, tais como tomar certos medicamentos durante a formação dos dentes (por exemplo a toma do antibiótico tetraciclina), que os podem escurecer. Nesses casos podem ser usadas técnicas de branqueamento para resolver o problema.

Há também alimentos e bebidas que constituem uma ameaça para a brancura dos dentes. Isto acontece porque certos alimentos contêm substâncias cromogénicas, que podem aderir ao esmalte dos dentes e manchá-los. Os alimentos com um elevado grau de acidez também podem corroer o esmalte e facilitar a acção destes corantes.

Aqui está uma lista dos alimentos com os quais devemos ter algum cuidado, para manter os dentes brancos:

– Além do café, também o chá e outras bebidas escuras podem causar manchas permanentes. Se optar por chá, é melhor escolher o chá branco ou mesmo o verde em vez de chá preto.

– O vinho tinto também pode ser um inimigo dos nossos dentes, porque, além de conter substâncias cromogénicas, também tem um alto nível de acidez. O esmalte é corroído, o que facilita a acção dos agentes escurecedores. Mas também é preciso cuidado com o vinho branco, porque, apesar da sua cor mais clara, também é rico em ácidos.

– Entre as frutas e legumes, também os de tonalidade mais escura podem manchar os dentes. O ácido cítrico presente em alguns destes alimentos pode lesar o esmalte.

– Entre os refrigerantes, os que provocam mais manchas no esmalte são as “colas” e os que contêm corantes que intensificam a sua cor. Os sumos de frutos vermelhos (como as amoras ou os arandos), que têm uma cor muito intensa, também não ajudam neste sentido.

– Quantos aos molhos e condimentos, devemos ter cuidado com o molho de soja, de tomate, assim como com o vinagre balsâmico e mesmo o caril.”

 

Há alimentos que protegem os dentes? Quais são?
“Sim, há alimentos que, embora não possam ser considerados branqueadores naturais,  ajudam a manter os dentes limpos e saudáveis. Alguns promovem a salivação, neutralizando as substâncias ácidas. Ficam alguns exemplos:

– Frutas e vegetais- de um modo geral, têm acção protectora frutos e vegetais resistentes e fibrosos, os mais claros, tais como maçãs, cenouras, aipo ou alface.

– Produtos lácteos: leite, queijo e iogurte natural têm uma boa acção. O queijo envelhecido é especialmente recomendado neste sentido, porque aumenta a quantidade de saliva, o que contraria a acção dos ácidos. Além disso contêm cálcio e caseína, uma proteína de leite que impede a desmineralização.

– Alimentos incolores: são recomendados para inclusão na dieta após um tratamento de clareamento dental precisamente porque não mancham os dentes. São exemplos o arroz branco e massas, a carne branca e o pescado e os laticínios.

– Pastilhas elásticas sem açúcar: a goma de mascar sem açúcar pode ser uma boa alternativa se não puder escovar os dentes após uma refeição. Os adoçantes artificiais não prejudicam a saúde oral. As pastilhas elásticas estimulam a produção de saliva, o que ajuda a remover restos de alimentos e a prevenir a cárie dentária.

A melhor prevenção e economicamente mais favorável  contra essas manchas que “estragam” o seu sorriso é evitar o abuso dos produtos mais desfavoráveis, mas sobretudo manter a higiene bucal adequada, especialmente após a sua ingestão.

A visita regular (de 6 em 6 meses) ao seu Médico-Dentista ou Higienista Oral é altamente aconselhável e fundamental para evitar e prevenir estes problemas.
Prevenir sai sempre mais barato do que tratar!”

 

Dr. Luís Côrte-Real
Médico Dentista- Clínica Parque da Cidade (Porto)

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment