Hoje, 16 de maio, como vos disse, é o Dia Internacional do Celíaco!

A Doença Celíaca é uma condição CRÓNICA e AUTOIMUNE causada pela ingestão de glúten em indivíduos geneticamente suscetíveis. Afecta a absorção de nutrientes no intestino delgado, resultando na atrofia das vilosidades.

O glúten, encontrado em cereais como o trigo, o centeio e a cevada, deve ser completamente eliminado da dieta dos celíacos para poderem recuperar e ter uma vida de qualidade.

É importante lembrar que a doença não é rara, estima-se que 1% da população portuguesa seja afetada, totalizando cerca de 100.000 de portugueses.

Os sintomas da doença celíaca variam, podendo incluir distensão abdominal, dor abdominal, diarreia, obstipação crónica, atraso no crescimento, irritabilidade, além de sintomas atípicos em adultos como infertilidade, anemia, osteopatia, cefaleia e depressão.

A adesão rigorosa a uma dieta isenta de glúten é essencial para o tratamento da doença. Mesmo pequenas quantidades de glúten são prejudiciais. A contaminação cruzada – que acontece quando o glúten presente num alimento contamina outros alimentos – também tem que ser evitada.

Portanto, é imprescindível implementar uma dieta rigorosa e sem glúten POR TODA A VIDA, de forma a garantir a remissão dos sintomas e a prevenir complicações graves a longo prazo.

Neste Dia Internacional do Celíaco, vamos aumentar a consciencialização sobre a doença e apoiar aqueles que vivem com ela. É de valorizar o trabalho da APC (Associação Portuguesa de Celíacos) nesse sentido!

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment