Bom dia!

A Páscoa está mesmo aí e o Canal Nutrição com Coração do Jornal de Notícias não podia esquecer de vos deixar uma receita especial para comemorar. Desta vez é um folar na versão doce – podem preparar vegan, vegetariano ou o mais convencional.

Folar de amêndoa e chocolate
150g farinha de trigo
100g farinha de aveia integral
12,5g fermento fresco
1 colher de sopa de sumo de laranja
100ml leite morno (ou bebida vegetal)
1 ovo L  (ou 1″ ovo” de linhaça)
2 colheres de sopa de azeite
q.b. raspa de laranja
60g chocolate +70% cacau (ou vegan)
60g miolo amêndoa com pele
Dissolvi o fermento no leite morno. Amassei as farinhas com o leite, o ovo, o azeite, o sumo e raspa da laranja a gosto. A massa deve ficar macia e elástica (pode acertar a consistência com farinha ou leite). Levedou cerca de 1 hora (ou até dobrar de volume).
Programei o forno a 180 graus.
Estendi a massa com um rolo (tentando dar uma forma retangular).
Recheei com o chocolate e 50g de amêndoa picada. Enrolei a massa, formando um rolo. Voltei a enrolar esse rolo, dando-lhe forma de caracol. Levedou mais 30 minutos, untei com um pouco de leite (ou bebida vegetal), enfeitei com algumas amêndoas e levei ao forno onde cozinhou cerca de 50 minutos (ou até estar pronto e dourado a gosto).

 

Podem assistir ao vídeo clicando no link: Folar com amêndoa e chocolate para celebrar a Páscoa (jn.pt)

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment