Não fizemos uma, mas sim 2 receitas surpreendentes para brilhar mais neste Natal.

Há uns dias publiquei o “Sonho de Bacalhau” e hoje deixo-vos “Bacalhau em tons de Natal”. [O nome não é nada previsível, pois não? ]

Deixo a receita, que a Kiki preparou para (2 pessoas). Usou:

– 1 lombo de Bacalhau Riberalves
– 1 chávena de café de cuscuz
– 2 chávenas de café de água a ferver
– 1/2 limão pequeno
– 150g tomate cereja com rama
– 200g couves de bruxelas (cozidas)
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 dente de alho
– q.b. malagueta (opcional)
– q.b. tomilho

E explicou como preparou, passinho a passinho, assim:

– Programei o forno a 190 graus.
– Num tabuleiro dispus os tomates, as couves de bruxelas e o limão cortado em gomos. Temperei com alho e malagueta fatiados, tomilho seco (a gosto) e azeite.
– Levei ao forno cerca de 25 minutos (ou até os legumes estarem cozinhados).
– Entretanto, coloquei o lombo de bacalhau, ainda congelado, num tacho com água fria e levei ao lume. É verdade, não precisam de descongelar! Sai do congelador e entra em água fria. (Anotem esta dica.) Após levantar fervura cozinhou 10 minutos e retirei o bacalhau da água, escorrendo bem – e é assim que se cozinha o Bacalhau Riberalves como deve ser! Simples.
– Coloquei os cuscuz numa taça com uma casca de limão e o dobro da água a ferver (pode utilizar a água de cozer o bacalhau). Tapei com película transparente até toda a água ser absorvida.
– Servi os cuscuz com o bacalhau cozido e os legumes.
– Com um garfo espremi os gomos de limão assado, o sumo misturou-se com o azeite e o molho está pronto!

Aaaaaah! Só mais uma coisinha, um pormenor de classe: já viram que esta caixa de bacalhau era destinada à família Bravo? Vocês também podem encontrar, com nome da vossa família, a Riberalves pensa em tudo.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment