Mais uma “receitinha” da Mãe Bravo, cheia de “inhos”, ternura e um sabor sem igual.

Vou contar-vos um segredo: as mães têm magia no coração e nas mãos! É por isso que sentimos calor no seu abraço, aconchego no seu colinho… e é também por isso que tudo que elas cozinham é tão, tão, mas tãooooo bom!

Este arroz cheira a Trás-os-Montes, onde vivemos até eu entrar na universidade. Lembro-me bem da D. Rita, a vizinha velhinha que morava na casa em frente à nossa, nos levar legumes fresquinhos e feijão… as suas mãos ásperas do trabalho no campo e os seus olhos cheios de doçura.

Bons tempos esses em que aquela pequena aldeia era a nossa casa. O ar era mais puro, o pôr do sol visto do alto do monte era revigorante. E lá estou eu … já sabem que me perco a falar e a escrever… Vamos lá à descrição desta receita tão simples, tão portuguesa, tão cheia de amor e preparada com alimentos do mundo vegetal, descrita tal e qual como a mãe Bravo o fez:

Cebola picada miudinha, louro e azeite são os primeiros ingredientes das minhas receitas, quase sempre. Nem precisas de perguntar esta parte, Aninha. – e aqueles olhos doces a sair dos meus para olhar para o tacho. – Quando a cebola está translúcida juntam-se os grelos e vai-se mexendo com a colher de pau até estarem ligeiramente cozidos. Então acrescenta-se o arroz, dá-se uma voltinha – e dançamos! – e vamos deitando a água. Como é um arroz malandrinho uso 3 chávenas de água para 1 de arroz e já sabes que para este tipo, assim, a querer fugir no prato, uso o carolino. Pronto! – Mãezinha, falta o feijão… – Ah! O feijão entra no fim porque já está cozido, mais um fiozinho de azeite e serve-se. E eu consolo-me só de ver esta loirinha linda a cozinhar e de ouvir a sua descrição. Tem uma voz doce e os seus gestos são tão delicados… sempre quis ser como esta mãe! A minha mãe. A nossa mãe Bravo. Ai que encher imenso deste coração. Há dias em que jantamos mais cedo. Porque sim. Só mesmo porque sim e hoje é um desses dias!

É bom não seguir sempre regras e usar o “porque sim” e os “inhos”, não é?

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment