Como a diabetes é uma condição de saúde em que os níveis de açúcar no sangue se elevam, é muito fácil pensar que comer muito açúcar é a causa. Mas será assim?
O açúcar causa diabetes?

Antes de mais, interessa explicar que existem dois tipos principais de diabetes: tipo 1 e tipo 2.

O açúcar não causa diabetes tipo 1, na verdade este tipo também não é causado pelo estilo de vida. Neste tipo de diabetes as células produtoras de insulina (no pâncreas) são destruídas pelo sistema imunológico.

No que respeita à diabetes tipo 2, a resposta é um pouco mais complexa. Embora saibamos que o açúcar não a causa diretamente, é mais provável que a tenhamos se estivermos acima do peso. Ora ganhamos peso quando ingerimos mais calorias do que gastamos e todos sabemos que produtos alimentares e bebidas açucarados contêm muitas calorias.

Ainda assim, é improvável que o açúcar seja a única razão pela qual esta condição de saúde se desenvolve.

Um diabético controlado não precisa de cortar o açúcar da sua dieta.
Todos nós gostamos de comer alimentos açucarados ocasionalmente, e não há problema em incluí-los dessa forma, como parte de uma dieta saudável e equilibrada.

Tenhamos em consideração que no geral comemos muito açúcar de adição, não o existente naturalmente nos alimentos e assim prejudicamos a nossa saúde.

 

Assistam ao vídeo na íntegra clicando AQUI.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

2 Comments

  1. (Olá Nutrição com coração, adorei seu conteúdo!)Descubra os Alimentos que Todo Diabético Pode Se Esbaldar de Comer Porque São Muito Gostosos, Controlam a Glicemia e Você Nunca Ouviu Falar Antes Deles. (E o Erro Grave N#1 ao Evitá-los No Diabetes)

    Coma o que gosta sem consultas, dietas ou restrições desumanas

    Acesse esse link e saiba como: https://bit.ly/Diabéticos-Comam-Sem-Medo

  2. Francisco Fernandes Reply

    Artigo muito pouco profissional. Os maiores investigadores mundiais confirmam que a elevada e frequente ingestão de hidratos de carbono (ou açúcar) é uma das principais causas de diabetes tipo 2 (por via do aumento crónico da insulina e aumento da resistência à insulina). É evidente que há outras causas, tais como comer 6 vezes ao dia, ou consumir níveis elevados de óleos de sementes (ou vegetais), excesso de peso, hipertensão (devido ao excesso de açúcar e não de sal), etc. Percebo que como todas as receitas da dra. Ana Bravo têm hidratos de carbono (açúcar), não poderia dizer que o açúcar é o grande culpado. Prestou um mau serviço.

Write A Comment