Em Maio há muitos acontecimentos importantes, sendo que marca também o mês dos Celíacos.
Como nutricionista não podia deixar de partilhar um post como mote para consciencializar a comunidade não celíaca. É muito importante que cada vez mais pessoas conheçam a doença e até ajudar algumas a identificar e confirmar diagnóstico com o médico. É fundamental combater a desinformação sobre esta doença e ajudar os celíacos em Portugal e no mundo a serem mais ouvidos e mais respeitados.

Têm questões sobre a doença celíaca?
Simplificando: nela, as pessoas não podem estar em contacto com o glúten, uma mistura proteica que existe no trigo, no centeio e na cevada (assim como em todos os produtos que os contêm e já agora o seitan é feito de glúten).

Deixo espaço para questões nas mensagens e têm sempre a Associação Portuguesa de Celíacos (APC) , que tem feito um trabalho digno de enaltecer.

E agora não podia faltar uma receita sem glúten, deliciosa, saudável, colorida… e esta é também vegetariana. já agora, para ajudar, podem encontrar outras no blog Nutrição com Coração.

Rolo vegetariano sem glúten

Ingredientes (3 pessoas):
– 3/4 chávena soja em grânulos
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 dente de alho
– 1/2 cebola
– 1 cenoura
– 1 batata média
– 2 chávenas de grelos cozidos
– 2 colheres de sopa de farinha de milho (ou outra, sem glúten)
– 1 colheres de chá de noz moscada
– 1/2 colheres de chá de curcuma (opcional)
– q.b. salsa picada

Programei o forno a 180 graus.
Comecei por hidratar a soja durante 15 minutos e mais tarde escorri-a muito bem.
Num tacho coloquei o azeite, a noz moscada e a curcuma. Levei ao lume e assim que a cebola ficou translúcida adicionei o alho, a batata ralada e a cenoura.
Cozinhou alguns minutos em lume brando e então juntei a soja e os grelos.
Deixei cozinhar até ficar a gosto (adicionei um pouco de água quente).
Envolvi a farinha e a salsa e transferi o preparado para uma folha de papel vegetal. Formei um rolo, que levei ao forno cerca de 30 minutos.
Servi ainda quente com salada.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment