Metabolismo é todo o conjunto de reações que acontecem NO NOSSO CORPO numa célula/tecido.
Podem estar relacionadas com a geração de energia e nesse caso chama-se metabolismo energético.

O metabolismo basal é a energia que gastamos para manter as funções vitais.

Além de todos os sistemas de órgãos, há determinadas células e tecidos que são metabolicamente mais activos, como o músculo, ao contrário do adiposo q é quase inactivo.

Ou seja, se 2 pessoas com a mesma condição de saúde têm a mesma altura, o mesmo peso, o mesmo sexo e uma actividade semelhante (não pensando na influência genética), gasta mais energia, mesmo em repouso, a que tem mais massa muscular.

O gasto energético associado ao metabolismo é influenciado por:
– Carga genética
– Sexo
– Idade
– Altura
– Composição corporal

O exercício por si exige um metabolismo acrescido (além do metabolismo basal). Tal acontece também com o stress, a febre, etc.

Para além dos factores que afectam o metabolismo, há toda uma regulação do mesmo através de mecanismos de controlo hormonal e nervoso.

Faz sentido falar de alguns alimentos que podem dar uma pequenina ajuda no que respeita ao aumento do metabolismo. Os “termogénicos” mais efectivos são o café, o chá verde e a malagueta.

👀 Vejam o vídeo completo no Canal Nutrição com ❤️ do Jornal de Notícias – deixo o link:

https://www.jn.pt/artes/especial/videos/ana-bravo-esclarece-o-que-e-e-como-funciona-o-metabolismo-14571866.html

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment