Bom dia, sorrisos lindos!

Vamos falar de dois dos produtos de pastelaria mais consumidos em Portugal.

Desta vez a “comparação” é entre o #croissant 🥐 e o #pasteldenata .

Se compararmos a sua composição nutricional por 100g, o croissant tem 3x mais gordura, 1,5x mais hidratos de carbono e 2x mais proteínas do que o pastel de nata. Curiosamente o pastel de nata tem mais açúcar do que croissant. Estas diferenças podem variar consoante a receita utilizada para cada um, mas em média o primeiro fornece quase 400 calorias, enquanto o segundo pouco mais de 200 calorias. Em todo o caso, entre os dois, o pastel de nata é a opção menos má (sim porque qualquer uma delas é uma “bomba energética e nutricional). Tenhamos em conta que o pastel de nata é mais pequeno (tem cerca de 60g) do que o croissant (tem cerca de 100g) e que há vários tipos de croissants, muitos deles com mais gordura e logo mais calorias (os de massa folhada).
Relembremos ainda que hoje há versões vegan nomeadamente do pastel de nata, o que altera significativamente a sua composição.

[Esta comparação foi feita tendo em consideração os dados da “Tabela da Composição dos Alimentos” – INSA.pt]

Eu adoooooooro ambos, o que faço é deixar para as excepções e saborear cada trinquinha, de forma a tirar o máximo partido de um momento de excepção. “Sem culpa, com sabor” – a seguir volto aos cuidados alimentares habituais.

Qual é o vosso preferido?
Têm alguma receita caseira especial, destes produtos alimentares?

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment