Eis o nosso 2° FERMENTADO CASEIRO! Depois de uma receita de pão, proponho-vos a de uma bebida fermentada, com microorganismos vivos e efeito probiótico, “amigo do organismo”.

Utilizando este método podem preparar vários “refrigerantes” tendo em conta que a levedura digere qualquer açúcar: mel e sumos de fruta têm bons resultados.
A fermentação é alcoólica mas, se os ingerir ainda “jovens”, ou seja, na fase inicial de fermentação, a concentração de álcool é praticamente nula.
Podem adicionar especiarias, ervas frescas e/ou cascas de citrinos a gosto, pouco antes de servir para intensificar o sabor e camuflar o sabor da levedura.
O gás que resulta deste processo é o dióxido de carbono e é ele que gaseifica estas bebidas.
Além deste gás e do álcool (este último só começa a concentrar-se se deixarem a bebida fermentar por dias), outras substâncias benéficas ao nosso organismo que provêm do metabolismo das leveduras se concentram na bebida, como expliquei no texto geral sobre este tema.

Bebida de groselha (1 litro)

– 35g groselhas (ou outra baga a gosto)
– 1/2 lima (sumo)
– 1 🥄 sopa de mel
– 1/2 🥄 café de levedura
– 1 L água morna

Esmaguei as groselhas e o sumo de lima com um garfo. Adicionei o mel, transferi para um recipiente de 1 litro e enchi-o com água morna.
Polvilhei com a levedura e deixei repousar 5 minutos antes de tapar e agitar vigorosamente.
Deixei repousar (6 a 8 horas), de preferência num local com temperatura entre os 20 e os 22ºC (se o ambiente for mais frio, demora mais).
Deve abrir o recipiente para libertar a pressão resultante do gás que se forma, de vez em quando.
Depois, pode guardar no frigorífico até servir.

(Utilize preferencialmente recipientes de plástico, com tampa. Quando a formação de gás é intensa e ele se acumula, pode ocorrer uma explosão!)

Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment