Bom dia, minha gente. Hoje desperto-vos com informação importante:

DESCODIFICADOR DE RÓTULOS – uma ferramenta da Direção Geral da Saúde que devemos ter sempre connosco!

A ROTULAGEM ALIMENTAR E NUTRICIONAL é de extrema importância, na medida em que permite aos consumidores fazer escolhas mais adequadas às suas necessidades e preferências, contribuindo igualmente para um correcto armazenamento, preparação e consumo dos alimentos.

Segundo o Regulamento que está associado à Rotulagem Alimentar, há MENÇÕES OBRIGATÓRIAS, tais como:
– Lista de ingredientes
– Ingredientes ou auxiliares tecnológicos ou derivados de uma substancia ou produto que provoquem alergias ou intolerâncias
– Quantidade de ingredientes ingredientes ou categorias de ingredientes
– Dados de durabilidade ou dados  limite de consumo
– Condiçoes especiais de conservação e / ou as condições de utilização
– Modo de emprego
– Declaração nutricional

Há algumas excepções, produtos alimentares em que esta obrigatoriedade não existe, como frutas e legumes…

LISTA DE INGREDIENTES
A lista de ingredientes é apresentada por ordem decrescente de quantidade, isto é, começa pelo ingrediente que existe em maior quantidade e termina no que existe em menor quantidade. Assim, produtos em que os açúcares ou as gorduras apareçam nos primeiros lugares serão, no geral, de evitar.

DECLARAÇÃO NUTRICIONAL
A declaração nutricional OBRIGATÓRIA inclui:
– Valor energético (proteína e hidratos de carbono têm 4Kcal e lípidos ou gorduras têm 9Kcal)
– Lipidos (gorduras) e ácidos gordos saturados
– Hidratos de carbono e açúcares
– Proteínas
– Sal (pode ser incluída uma declaração nutricional que indique que o teor de sal se deve exclusivamente à presença de sódio naturalmente presente)
Estes valores são normalmente apresentados por 100g ou 100ml – pode ainda utlizar-se também a expressio por porção e / ou unidade de consumo.

O DESCODIFICADOR DE RÓTULOS ajuda muito mas nem sempre é linear. Por exemplo nas nozes a gordura total está no vermelho mas será importante explicar que a sua gordura é benéfica: polinsaturada e monoinsaturada. Embora calórica, é um bom alimento.

Têm questões?

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment