Quais as funções mais importantes do cálcio?

🧐 É importante para:
– a função nervosa e muscular
– Manter uma coagulação sanguínea normal
– Manter ossos e dentes saudáveis (esta todos sabemos!) – aliás é neles que está 99%

Os níveis de cálcio no sangue têm de ser constantes. Se necessitar, é aos ossos que o organismo vai buscar cálcio para manter o seu equilíbrio.

 Para quem, por algum motivo, não ingere produtos lácteos ou é vegan,  quais são as fontes vegetais de cálcio:

🧐 Ei-las:
– hortícolas de cor verde escura (couve galega, agriões)
– Leguminosas
– Sementes (sobretudo de sésamo – tahini e de chia) e frutos gordos
– Alimentos fortificados: tofu, bebidas vegetais, cereais de pequeno-almoço

 Há outros alimentos que o contêm mas no qual ele está menos biodisponível devido ao conteúdo em oxalatos, como:
– espinafres
– Acelgas
– Amaranto

 Escaldar os dois primeiros pode ajudar a reduzir os oxalatos

 A soja é uma excepção pq mesmo contendo oxalatos e fitatos, mantém uma boa bio disponibilidade deste mineral.

 Há dicas práticas para manter bons níveis de cálcio:

🧐 Sim, há. Aqui estão:
– usar menos sal diminui as suas perdas na urina
– Manter níveis adequados de vitamina D
– Limitar o consumo de cafeína

Podem ver o vídeo no Canal Nutrição Com Coração do Jornal de Notícias:

https://www.jn.pt/artes/especial/videos/o-calcio-nao-esta-so-no-leite-dicas-e-alimentos-onde-o-pode-encontrar-13122435.html

Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

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