E eis que chegou à Cozinha com Coração a tão esperada KitchenAid. Para quem não conhece, é um robot com muitas funções que nos facilita a vida na cozinha. Bate, amassa, … Não para! 🤩 Já tinha reservado lugar para ele há algum tempo e estava à espera da “black friday” do El Corte Inglés (que começou ontem e termina a 29 de Novembro), para a conseguir com um valor mais em conta.   Fica a dica para quem quiser oferecer um presente especial neste Natal!

E já cá está, a embelezar a nossa cozinha. Para a estrear preparei uma receita que usa duas das suas funções… E é… Só… De babar!

Tarte de pêra e mirtilos (4 pessoas)

🥧 120g farinha de espelta integral
🥧 110g (+ 2 🥄 sopa) farinha de tapioca
🥧 90g “farinha” de amêndoa
🥧 2 🥄 sopa linhaça triturada
🥧 8 🥄 sopa água
🥧 3 🥄 sopa azeite
🥧 3 🥄 sopa “manteiga” de amêndoa
🥧 q.b. stevia
🥧 4 🥄 sobremesa açúcar de coco
🥧 50g amêndoas
🥧 50g nozes
🥧 q.b. sumo de  limão
🥧 2 pêras
🥧 1 maçã
🥧 100g mirtilos
🥧 100ml leite de coco (bem frio – deve estar no frigorífico há algumas horas) – opcional

Para preparar a massa comecei por hidratar a linhaça triturada cerca de 15 minutos. Coloquei na taça da batedeira as farinhas, a linhaça hidratada, o azeite, a manteiga de amêndoas, canela a gosto, 2 🥄 sobremesa de açúcar de coco. (Se a massa estiver muito seca e quebradiça, adicione água fria aos poucos, até que fique maleável, mas não se cole às mãos.)
Programei o forno a 180 graus.
Estendi a massa com um rolo e levei ao frigorífico enquanto prepava o recheio (cerca de 15 minutos).
Lavei as peras e a maçã e cortei-as em fatias. Envolvi-as com o sumo de um limão, o restante açúcar de coco, canela em pó e 2 🥄 sopa de farinha de tapioca e deixei repousar 5 minutos antes de envolver cuidadosamente os mirtilos.
Transferi a massa para um tabuleiro forrado com papel vegetal, coloquei a fruta no centro e dobrei as bordas para “envolver” a fruta.
Levei ao forno onde cozinhou cerca de 45 minutos.
Piquei grosseiramente as nozes e as amêndoas.
Utilizei a batedeira com o acessório adequado para bater a parte sólida do leite de coco (pode adoçar com stevia) – esta parte é opcional.
Servi a tarte (pode-se saborear morna ou fria) com o leite de coco e as nozes e amêndoas picadas.

Agora sim, tenho uma fada na cozinha além da minha Kiki!

Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment