Olá, sorrisos bons!

Ora vamos lá olhar para a imagem e desfazer algumas dúvidas e mitos que nesta altura do ano dão muito jeito… siiiiiiiiiiiiiiim?

Como veem, o DIOSPIRO não é vilão quando se trata de calorias, dentro do grupo da fruta. Nesta imagem deixo a o valor calórico de alguns frutos – sobretudo aqueles que, pelo senso comum “engordam mais” -, por 160g – (a porção considerada na Roda dos Alimentos).

Faço este post lembrando que o que nos faz engordar é ingerir mais calorias do que gastamos e para tal contam todos os alimentos que ingerimos no dia. Não faz sentido, nomeadamente no grupo da fruta e no dos hortícolas dizer, por exemplo, “não como diospiro embora adore, porque engorda” ou “não ponho cenoura na sopa porque tem muito açúcar”.

O que faz sentido é variar o mais possível os alimentos destes grupos, de forma a garantirmos o aporte de todas as vitaminas e minerais de que necessitamos e que essa variedade nos dá.

Agora vamos focar-nos neste fruto que tantos adoram e que está disponível tão pouco tempo.
Existem diversos tipos de dióspiros que diferem entre si na forma, tamanho, cor, consistência, doçura e sabor.
A presença de taninos é responsável pela adstringência de algumas variedades. Em termos nutricionais, a principal diferença entre elas é mesmo a quantidade de antioxidantes. Este elevado potencial é ainda mais enriquecido quando lhe adicionamos canela. Sabiam?
Também são ricos em carotenos e potássio.

Então temos mais que motivos para comer diospiros! O que acham?

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment