Além da preocupação com o custo, muitas pessoas continuam a acreditar que comer bem exige dispor de longas horas livres. Comece desde já a desfazer-se dessa crença, porque está longe da verdade. Aliás, gostaria que desse uma espreitadela ao Blog Nutrição com , verá que cozinhar de forma saudável é rápido, simples e tantas vezes – ou quase sempre – mais barato. Não tem que cozinhar arroz ou outro acompanhamento todos os dias. Porque não o faz de dois em dois dias? Ou mesmo de três em três? E os legumes, porque não os coze – idealmente a vapor – e os conserva em doses, prontos para serem utilizados nos dias seguintes? Desta forma, poderá obter diferentes pratos e até mesmo preparar rapidamente marmitas. Para os exemplos que dei, bastará cozinhar a carne, o peixe ou os ovos, ou, se é vegetariano , reservar doses de uma leguminosa à sua escolha ou de tofu ou de soja. Depois de preparar a fonte de proteína, junte-lhe uma fonte de hidratos de carbono, ou seja, o arroz, por exemplo, seguido dos hortícolas. E, voilá, tem o almoço pronto! Também o wok é uma óptima opção: carne ou peixe oh leguminosas (…) e legumes cortados em pedaços, uma colher de azeite por pessoa, uns salpicos de ervas aromáticas e terá o jantar pronto  em minutos. Já agora, não se esqueça de optar sempre por cozinhar em lume brando. Usar temperaturas altas poderá estragar o seu cozinhado, porque contribui para causar danos à saúde.

A predisposição e a motivação talvez sejam os ingredientes mais difíceis de obter, os mais caros. Espero que não. E espero que cada vez mais se agitem consciências alimentares.

Até já! 

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment