Nem sempre é simples ajudar as crianças a comer legumes. Desenhar um prato com bonequinhos ou levá-los para a cozinha pode ajudar.

Hoje a Nutrição com Coração e o Bio & Natural deixa-vos uma sugestão que funciona quase sempre. Fizemos testes em escolas e as crianças comem estes queques de legumes felizes. Quando lhes perguntamos quais os ingredientes que sugerem terem sido usados para dar a coloração rosada e verde, dão mil respostas. No momento em que descobrem que a beterraba e a curgete com os espinafres são os protagonistas percebem que afinal gostavam destes hortícolas que, em muitos casos, nunca tinham experimentado.

Eis as receitas, preparadas com os melhores ingredientes biológicos Bio & Natural:

Queques verdes (8 unidades)

1 curgete pequena
1 chávena de agrião picado
2 colheres de sopa de azeite
1/2 laranja (sumo e raspa)
3/4 chávena iogurte natural (pode usar uma opção vegetal)
1+1/2 chávena farinha de arroz
1 colher de chá de fermento
q.b. stevia

Programei o forno a 180°.
Lavei a curgete (não a descasquei), cortei-a em cubos e coloquei-a num liquidificador juntamente com o agrião (lavado e picado), o azeite, o sumo e a raspa de laranja. Bati até obter um creme. Juntei o iogurte e bati mais um pouco. Transferi a massa para uma taça e envolvi a farinha e o fermento. Adocei a gosto com stevia.
Levei ao forno (em formas de silicone). Cozinharam cerca de 30 minutos (basta fazer o teste do palito).

Queques vermelhos (8 unidades)

1 beterraba
75ml bebida de amêndoa
2 colheres de sopa de óleo de coco
30g coco ralado, tostado
4 colheres de sopa de manteiga de amêndoa
60g farinha sem glúten (autolevedante)
q.b. stevia
q.b. frutos vermelhos

Programei o forno a 180°.
Cozi a beterraba, deixei arrefecer, descasquei e cortei-a em pedaços. Coloquei num liquidificador juntamente com a bebida de amêndoa, a manteiga e o óleo. Bati até obter uma massa homogénea. Transferi-a para uma taça e envolvi o coco, a farinha e adocei a gosto com stevia.
Distribuí a massa por 8 formas e coloquei um fruto vermelho em cada um dos queques. Levei ao forno, onde cozinharam cerca de 35 min (basta fazer o teste do palito).

Pode encontrar todos os ingredientes AQUI.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment