E para o jantar de hoje… Vamos reinventar um bacalhau à Brás, com chuchu em vez de batata e linhaça hidratada em vez de ovo. Não há fritos, pois claro. Uma versão menos calórica e deliciosa!

E, se precisar de bacalhau e mora no distrito de Lisboa ou na margem sul, podem-lho entregar em casa (para saber mais, clique aqui).

Ingredientes (2 pessoas)

220g lombo de bacalhau Riberalves

1 colher café (rasa) curcuma

1 colher de sopa de linhaça triturada

8 colheres de sopa de água

2 dentes de alho picados

1 cebola (pequena) picada

1 cenoura (grande)

1 chuchu (grande)

1 colher de sopa de azeite

q.b. salsa

q.b. azeitonas pretas


Descongelei o bacalhau, tirei a pele e as espinhas e lasquei-o. Hidratei a linhaça e a curcuma com oito colheres de sopa de água (reserve pelo menos 15 minutos antes de usar). Lavei, descasquei e cortei a cenoura e o chuchu em palitos finos. Coloquei o azeite num tacho, juntei o alho e a cebola. Sempre em lume brando, quando a cebola ficou translúcida adicionei a cenoura e o chuchu. Deixei cozinhar cerca de 10 minutos e misturei o bacalhau. Quando o bacalhau estava quase pronto envolvi a linhaça hidratada com a curcuma e salsa picada. Cozinhou mais 5 minutos (ou até ficar a gosto). Servi quente com azeitonas pretas.

Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment