Vamos preparar um folar? É uma receita um pouco mais demorada mas, para grande parte de nós, neste momento, tempo não falta!
Hoje preparei um folar de bacalhau. Já experimentaram? Ficou delicioso e a casa inundada de um cheirinho que chamaria todos à cozinha… Só que os meus vizinhos sabem que não se podem aproximar.

E se não tiverem bacalhau em casa? Eu tenho a solução: se vivem no distrito de Lisboa ou na Margem Sul nem precisam sair de casa (saibam mais aqui).

Ingredientes (4 pessoas)

250g lombo de bacalhau Riberalves

1+1/2 cebola em rodelas finas

1/4 pimento vermelho picado

1/4 pimento verde em tiras finas

1 folha de louro

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho picados

12,5g fermento fresco

100ml leite morno

1 ovo (L)

2 colheres de sopa de azeite

120g farinha de trigo

80g farinha de arroz integral

q.b. noz moscada


Descongelei o bacalhau, tirei a pele e as espinhas e desfiei-o. Coloquei uma colher de sopa de azeite num wok seguido do alho, dos pimentos, da cebola e da folha de louro. Deixei cozinhar em lume brando cerca de 15 minutos (ou até a cebola e os pimentos amolecerem). Envolvi o bacalhau e deixei cozinhar até todo o líquido evaporar (cerca de 5 minutos). Deixei arrefecer.

Dissolvi o fermento no leite morno. Amassei as farinhas com o leite, o ovo, o azeite e noz moscada a gosto. A massa deve ficar macia e elástica (pode acertar a consistência com farinha ou leite). Levedou cerca de 1 hora (ou até dobrar de volume).

Programei o forno a 180 graus. Estendi a massa com um rolo (tentando dar uma forma retangular). Recheei com a mistura de bacalhau. Enrolei, formando um rolo. Voltei a enrolar esse rolo, dando-lhe forma de caracol. Levedou mais 30 minutos e levei ao forno onde cozinhou cerca de 50 minutos (ou até estar pronto e dourado a gosto).

#bacalhauemcasa

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment