Há muito que o alho se tornou um aliado na nossa cozinha, aromatiza, ajuda a reduzir o sal e melhora os pratos a vários níveis.

Vamos conhecer melhor este alimento?

🥘 O ALHO pertence à mesma família (Allium) do alho-francês, do cebolinho e da cebola.

Factos nutricionais:

✔é pobre em calorias (apenas 42 calorias por 28g) 

✔ é rico em vitamina C, B6, manganésio e selénio

✔ fornece 9g de hidratos de carbono e quase 2g de proteína

👩🏽‍🌾👨🏻‍🍳Como ingerir? Cru ou cozinhado?

A alicina, um dos principais componentes do alho com comprovados efeitos benéficos, é altamente volátil, o que significa que é instável e curta a sua existência, e só aparece depois do alho ter sido mastigado, cortado e/ou esmagado. 

🕵🏻‍♀👨🏼‍⚕Efeitos na saúde 

A alicina, tal como os outros compostos sulfurados tem impacto:

✔no controlo da hipertensão arterial 

✔na prevenção do envelhecimento das artérias 

✔ligeiro no controlo da glicemia

✔na redução do colesterol LDL, conferindo proteção cardiovascular

Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

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