Há dias em que corremos tanto que só ansiamos chegar a casa, tomar um refresco bom, serenar e fazer aquela terapia na Cozinha. Sim, cozinhar é das minhas melhores terapias. Na urgência de parar, ouvir uma música linda, viver para dentro, colocando amor nos tachos, preparei esta Quiche de Bacalhau Riberalves. A massa leva batata (pouca) e grão-de-bico, o recheio tem bacalhau e legumes, a cobertura é de broa com azeitonas. Querem mais pormenores?
Puro prazer! E merecemos. Merecemos muito.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ingredientes (2 pessoas)
1 batata média
250g grão de bico
1 lombo de bacalhau
3 colheres de sobremesa de azeite
2 dentes de alho
1 chávena de cogumelos em pedaços
1 chávena de abóbora em cubos
1 chávena de grelos cozidos
q.b. noz moscada
2 ovos
4 c. sopa leite
3 colheres de sopa de azeitonas picadas
4 colheres de sopa de broa de milho picada
Preparação
Para preparar a massa cozi a batata e o grão de bico. Transformei ambos em puré e forrei com ele uma forma.
Programei o forno nos 190 graus.
Depois de descongelar o lombo de bacalhau, lasquei-o.
Num tacho deitei o azeite e o alho picado, seguido dos cogumelos e da abóbora. Deixei cozinhar até a maioria do líquido evaporar, sempre em lume brando. Adicionei o bacalhau lascado e mesmo antes de desligar envolvi os grelos, que já estavam cozidos e bem escorridos.
Dispus esta mistura por cima da massa de grão. Bati os ovos, que temperei com noz moscada a gosto. Envolvi o leite e verti esta mistura por cima do bacalhau.
Entretanto, piquei a broa e as azeitonas, misturei ambas e polvilhei o quiche antes de levar ao forno por cerca de 20 minutos (ou até o ovo cozinhar).
Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment