O tema escolhido esta semana pelo Canal Nutrição com ❤ do Jornal de Notícias é Gravidez. Assista ao vídeo na íntegra clicando AQUI.

A gravidez é o momento mais crucial na vida de uma mulher para a adoção de um estilo de vida de saudável, que inclua a prática regular de atividade física e uma alimentação particularmente cuidada, variada e equilibrada. Está em causa a saúde da mãe e do bebé, bem como a modelação dos gostos do bebé, que se reflectirão no tipo de alimentação que escolherá mais tarde.

 

O primeiro trimestre decorre com muitas alterações hormonais e adaptações corporais – em 70% dos casos os sintomas podem condicionar a alimentação.

As alterações hormonais podem provocar náuseas, vómitos, enjoos, azia, cansaço, sonolência, ou mesmo alterações do trânsito intestinal (obstipação em cerca de um terço das gravidezes).

 

O que deve fazer então?

  • ingerir refeições pequenas, com pouca quantidade de comida

 

  • optar por alimentos pouco condimentados, de forma a que os cheiros e sabores mais fortes não estimulem os de enjoos
  • optar por refeições com pouca gordura – não necessariamente cozidos ou grelhados. Um estufado ou assado preparados com uma cama dos legumes preferidos, ajudará a reduzir a gordura
  • dar preferência a carnes e pescado magros
  • no pequeno-almoço e/ou merendas escolher pão (torrado ou não) ou tostas ou cereais simples (sem adição de frutas cristalizadas ou secas)
  • hidratar muito bem ao longo do dia, com água ou infusões de preferência frescas (conforme tolerância), mas não beber às refeições para não perturbar a digestão nem aumentar o volume de dilatação do estômago
  • procurar fruta fresca: pode ser uma boa opção de hidratação, muitas vezes satisfaz apetites originados pelas alterações hormonais

Em suma, as refeições devem ser calmas, pequenas e relaxadas. Estas sugestões não curam os sintomas, mas reduzem a probabilidade destes acontecerem.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment