Diariamente estamos expostos a muitos fatores que podem ser prejudiciais ao organismo. Desde a poluição ambiental ao stress excessivo, também os produtos alimentares podem constituir um desses fatores, através dos aditivos alimentares artificiais, acrescentados muitas vezes pela indústria, e da presença excessiva de nutrientes que provocam grande acumulação de “lixo metabólico”. A acção destes compostos com os quais diariamente colocamos o nosso corpo em contacto, é negativa, sobretudo a sua acumulação ao longo do tempo.

Muita tinta tem rolado com opiniões distintas em relação a “planos detox” ou “dietas depurativas”. Independentemente da adequação do nome, considero que, desde que devidamente adaptado a cada pessoa, podem ser interessantes, na medida em que constituem uma boa forma de ingerir alimentos que mais dificilmente incluímos na nossa rotina: a fruta e os hortícolas.

Na verdade, todos os processos de desintoxicação ocorrem gradualmente no organismo, o que quer dizer que não o “limpamos” de um dia para o outro se só comermos fruta e legumes e bebermos muita água, por exemplo. Precisamos de todos os nutrientes na quantidade certa, pelo que não será viável manter este plano restritivo por muitos dias, correndo o risco de entrar em défice de proteínas e gorduras essenciais, por exemplo…

Mas, afinal, estou de acordo ou não?
Sim, estou. Desde que não haja uma patologia específica que o impeça, nem seja uma pessoa com necessidades especiais (por exemplo grávidas, crianças e idosos), acho boa ideia que escolhamos um dia por semana, de duas em duas semanas, ou mesmo uma vez por mês, para dar uma ajuda ao organismo!

Quem não sentiu já falta de energia, má disposição e mesmo reflexos que se exteriorizam sobretudo na pele, após períodos de excessos alimentares? É claro que tal condição fica exacerbada se associada à falta de horas de sono repousante, tabaco, álcool…

Vamos dar uma ajuda ao nosso organismo!

Desde o meu primeiro livro – A Dieta Viva! – tenho mostrado que sou apologista destes dias de auxílio do corpo, desde que equilibradamente introduzidos num contexto alimentar habitualmente completo e regrado. Continuo a ter esta posição. Nesse livro, incluí algumas receitas específicas para o fazer e entretanto fui conhecendo as opções disponíveis no mercado, destinadas a facilitar o trabalho às pessoas… Sem duvida elejo a Drink 6!
O programa desta marca inclui 6 sumos diários, devidamente pensados para ajudar na hidratação e ingestão de vitaminas, minerais e fibra. Dão um excelente impulso para depois manter o dia-a-dia com cuidados alimentares!

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment