Este é um livro de receitas que surge da colaboração entre a Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos (AFUA) e várias personalidades de relevo nacional na área da gastronomia, tais como os Chefes Justa Nobre e Kiko Martins, Miguel Mesquita e Joana Alves. Também tem as nossas receitas Nutrição com ♥️!

A AFUA tem como missão promover a saúde mental junto da comunidade e auxilia na reabilitação e integração social das pessoas com doença mental.

Quando me convidaram para ser Madrinha deste projeto não hesitei em responder afirmativamente. Como profissional de saúde, não tenho a menor dúvida que a promoção da saúde mental, uma parte integrante do conceito geral de saúde, se refere a componentes tão abrangentes como por exemplo a autoestima, a realização profissional e a capacidade de contribuir para a própria comunidade. Neste âmbito, as políticas sociais e económicas condicionam muito aquilo que é a noção de segurança alimentar e de igualdade e inclusão social. Como pessoa, a contribuição para estados de espírito equilibrados, sentimentos de bem-estar e amor-próprio, pautam a minha personalidade e a minha forma de estar e agir com todos os que me rodeiam. Diria assim que este projeto Sábio Sabor é um retrato fiel dos meus princípios de vida.

Uma alimentação e nutrição adequadas fornecem todos os nutrientes necessários à proteção das componentes física e mental, de forma a fazer face às adversidades do dia-a-dia e a manter equilibrados os estados de humor, comportamental e cognitivo. As evidências científicas sugerem isso mesmo: uma boa nutrição é essencial não só para a preservação da nossa saúde, como também para o controlo e boa gestão das doenças.

Este livro surge dessa mesma conclusão e permite assim a qualquer pessoa que o leia, saber como se alimentar de forma saudável, aliando ao sabor,  o aroma e o prazer de bem comer. Permite ainda auxiliar uma pessoa com doença mental, e os seus cuidadores, a melhor gerir a doença, com propostas de ofertas alimentares assentes na variedade e equilíbrio nutricional que apenas o génio dos Chefs convidados  permitem.

Agradeço, pois,  a oportunidade e a missão que me foram confiadas, pois não podia estar mais satisfeita com o resultado final. Um grande bem-hajam e o voto de que a alimentação saudável seja o lema de vida de todos!

Se puderem, ajudem esta Instituição. Saibam mais em: http://afua.pt/ ou em  https://pt-pt.facebook.com/afua.hml
Vejam mais sobre o tema na imprensa:
aqui;
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment